O Desastre de Chernobyl

Publicado: julho 2, 2011 em Filmes
Tags:, , , , ,

O Discovery Channel é basicamente conhecido pelos documentários e matérias informativas de cunho científico. Há 25 anos, um acidente em uma usina nuclear resultou na maior catástrofe na história da humanidade envolvendo o estudo dos átomos. Juntando esse dois fatos, temos o documentário “Battle of Chernobyl” (O Desastre de Chernobyl).

Este documentário é um ótimo material não apenas para entusiastas de catástrofes (é, existem esse loucos), mas também como material didático. Uma produção com uma direção de arte não muito sofisticada, como de costume, mas com conteúdo de qualidade inegável, esse trabalho do diretor Thomas Johnson prende a atenção.

Se você é um dos entusiastas malucos, ou apenas um aluno que faltou a aula quando o professor passou o filme e agora quer trabalho fácil, redigirei uma pequena sinopse do episódio ocorrido em Chernobyl:

O desastre começou durante a noite do dia 26 de Abril de 1986, próximo à cidade de Pripyat (hoje uma cidade-fantasma devido à contaminação pela radiação), quando um teste para economia de energia demandou o desligamento do sistema de segurança da usina nuclear. Esse não só foi um procedimento que facilitou os danos da explosão causada durante o teste, como também foi o vetor para a dificuldade em barrar a liberação da nuvem radioativa.

As primeiras vítimas do acidente foram os bombeiros, jornalistas e pilotos de helicópteros que sobrevoaram o local. Supõe-se que o nível de radiação demorará 900 anos para atingir níveis que não sejam letais ao ser humano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s